domingo, 2 de julho de 2017

Curral Velho completa hoje 54 anos de Emancipação Política...


Hoje O município de Curral velho completa 54 anos de emancipação política, E nesses 54 anos muitas coisas aconteceram, coisas boas e ruins, mas mesmo em momentos de dificuldade os cidadãos curralvelhenses nunca desistem de lutar pelos seus direitos, e lutam de cabeça erguida.O prefeito Filhinho juntamente com sua esposa Steffany convida a todos para prestigiar um grande show hoje em praça publica.
Segue os horários da programação:
20:30 Forró do Pakerador
22:40 Sirano e Sirino
00:30 Banda Encantus
02:40 Alissin Vieira
Obs.: Horário sujeito a alterações e atrasos.

Conheça um pouco da história de Curral Velho:
O inicio do povoado onde atualmente existe o município de Curral Velho começou no ano de 1850, com chegada ao local de um cidadão conhecido pôr "Ponta Negra", que se instalou na região com a fazenda Curral Velho, nome dado à área desde os seus primórdios. Atualmente, quem visita o município ainda pode constatar vestígios do curral pertencente à primeira propriedade. 

Possuindo uma área de 105 quilômetros quadrados, o município de Curral Velho está localizado no Vale do Piancó, limitando­se com Boa Ventura, Diamante, Manaira, Pedra Branca, Princesa Isabel e Santana de Mangueira. Sua altitude é de 350 metros acima do nível do mar e seu clima considerado tropical, com temperatura variando entre as máxima de 36°C e mínima de 26°C. 

O Município de Curral Velho/PB foi emancipado no dia 02/07/1963, através da Lei Estadual nº 3.057/1963, quando foi desmembrado do Município de Itaporanga/PB. No início da fundação do nosso Município a administração do Executivo Municipal ficou a cargo de um Prefeito designado e não eleito, isso por um curto período de tempo. Também não havia vereadores até que se desse a primeira eleição municipal. Contudo, no ano de 1964 realizou-se no Município de Curral Velho/PB a primeira eleição para escolha dos nossos representantes nos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, sendo eleito para o cargo de Prefeito o Sr. Antonio Gomes de Carvalho e para Vice-Prefeito o Sr. José Aires Estrela de Lacerda. Já a Câmara Municipal de Curral Velho/PB pela primeira vez foi formada com a eleição para preenchimento de 07 (sete) vagas para vereadores, pois a Constituição Federal de 1946, vigente à época, estabelecia o número de 07 (sete) vereadores para municípios no porte de Curral Velho/PB. Concorreram a uma vaga de vereador para a Primeira Legislatura Municipal os seguintes candidatos: Edson Alvino da Silva, Sebastião Marrocos Sucupira, Manuel Batista Sobrinho, Cícero Lacerda de Sousa, Noé Laurentino, Izidro Barreiro de Sousa, Manuel Alves do Nascimento, Joaquim Rogério Diniz, Nicodemos Antas Diniz, Rogério Laurentino Neves, Francisco Ferreira Lopes, Antonio Joaquim Barreiros e Manuel Laurentino de Lacerda. Após a primeira eleição do recém criado Município de Curral Velho/PB, a Primeira Legislatura Municipal de nossa cidade ficou assim formada (ordem de classificação por número de votos recebidos) (Fonte de pesquisa: Site do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – http://www.tre-pb.gov.br/): 1º colocado – Edson Alvino da Silva, com 36 votos;2º colocado – Sebastião Marrocos Sucupira, com 30 votos;3º colocado – Manuel Batista Sobrinho, com 27 votos;4º colocado – Cícero Lacerda de Sousa, com 25 votos;5º colocado – Noé Laurentino, com 18 votos;6º colocado – Izidro Barreiro de Sousa, com 17 votos;7º colocado – Joaquim Rogério Diniz, com 12 votos. Com a posse dos eleitos, foi feito a votação para a escolha da Mesa Diretora da Câmara, na qual foi eleito o seu primeiro Presidente da Câmara Municipal o Sr. Noé Laurentino. (Fonte de pesquisa: Arquivo da Câmara Municipal de Curral Velho/PB – Ata de Posse do Prefeito e Vice-prefeito, datada de 01/11/1964). Como o mandato era de 04 (quatro) anos, a Primeira Legislatura Municipal de Curral Velho se findou em dezembro de 1967, e em janeiro de 1968 se iniciava a Segunda Legislatura Municipal.  (Por: Jakeleudo Alves Barbosa.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário